Slider Image 1 Slider Image 2 Slider Image 3 Slider Image 4 Slider Image 5

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A IMPORTÂNCIA DO KIHON

Boa tarde leitores, O ano de 2011 vai vir cheio de novidades no blog da Bujin-Do-Kan. E hoje teremos mais uma excelente matéria escrita pelo Sensei Gabriche. Espero que gostem.


A Importância do Kihon

A palavra KIHON significa, BASE, FUNDAMENTO; E Não há como desenvolver um karate forte e duradouro sem a pratica do Kihon.
O estudo do KIHON deve ser diário e o praticante deverá estar atento aos detalhes de cada movimento, compreender o seu funcionamento e aplica-lo de maneira conciente para obter maior eficiência com menos desgaste de energia.

TIPOS DE KIHON

O kihon pode ser praticado de diversas maneiras como:

KOTEI SHIKI


KOTEI- fixo, imóvel.
SHIKI- espírito marcial; estado moral de tropas.

Este método consiste em executar infinitas técnicas sobre a mesma posição (base) ou ainda executar mudanças de direção e de base sem sair do lugar.
Exemplo:  Assuma a posição Kiba Dachi e aplique golpes e bloqueios em outras direções, gire o quadril e trasfira o peso do corpo sem tirar os pés do lugar.

IDO SHO ( Pequenos deslocamentos )

IDO- Deslocamentos                        SHO- Pequenos
Nestes exercícios, utilizamos de pequenos deslocamentos em diversos ângulos e direções, com um dos pés fixos ( Jiku Ashi )

IDO NANAME  ( Deslocamento em diagonal )

Desenvolve o senso de direção em 45 graus, avançando e recuando, mas sempre desviando-se diagonalmente e retornando á linha principal.

 

IDO ZENSHIN  ( Ato de marchar para frente )

Embora em linha, podemos usar todos os fundamentos estudados anteriormente, mudanças de bases, tranferência de peso, giros, Geri, Uke, Tsuki e ainda incluir técnicas como Tsuri-ashi e Yori –ashi.

Exemplos de Kihon:

Tranferência de Peso:
Base:  1- Zenkutsu Dachi    Tranfira para   Kokutsu Dachi     (5x cada perna )
            2- Kokutsu Dachi Shuto Uke    Tranf.:   Zenkutsu Dachi Gyaku Zuki 45º

DESLOCAMENTO LATERAL E FRONTAL:


Base:  1- Zenkutsu Dachi/ Gyaku Zuki  - “vire” 90º em Kiba Dachi/ Yoko Empi – Retorme em
                Zenkutsu Dachi/ Gedan Barai/ Gyaku Zuki.

O KIHON em suas diversas modalidades  pode e deve ser praticado no dia-a-dia durante nossos afazeres rotineiros , criando novos hábitos como:

·       Andar a pé.
·       Evitar escadas rolantes e elevadores.
·       Se estiver na fila do Banco ou em outra situação parecida, permaneça em ( Heiko Dachi ) postura com os pés paralelos.
·       Assuma uma postura com a coluna sempre ereta.
·       Pratique Kihon e Kata em casa diariamente, não são nescessários mais que 15 minutos diários e 1 metro quadrado de área para se particar, os efeitos são cumulativos e o karatê é para a vida toda.
A pratica do KARATÊ exige esforço e determinação, mas deve também ser praticado com serenidade e alegria, sua pratica deve visar acima de tudo, Saúde Mental e Equilibrio Emocional.
“ Um bom Karateca se distingue também pelo seu caráter elevado e pelas atitudes nobres”.

OSS!
Bons Treinos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário