Slider Image 1 Slider Image 2 Slider Image 3 Slider Image 4 Slider Image 5

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

HIERARQUIA DO KARATÊ-DÔ

Dando seqüencia ao post anterior hoje iremos abordar o aspecto da hierarquia do karate. Vamos lá.



Os alunos menos graduados deverão prestar atenção na hierarquia que rege os treinos do karate:

  • Sempre que faltar material, os alunos menos graduados deverão ceder para aqueles mais graduados. Por exemplo: em uma aula de karate jamais poderá acontecer de um faixa preta ficar sem material enquanto um faixa marrom executa os exercícios com o material solicitado.


  • Sempre que os exercícios forem em duplas, o faixa menos graduado deverá dar preferência ao mais graduado. Por exemplo: não poderá acontecer de sobrar um faixa preta sem dupla enquanto um faixa marrom ou roxa participar das duplas. Se isso acontecer é por cortesia que o faixa menos graduado deverá ceder seu lugar para o mais graduado.


  • Os faixas mais graduados sempre deverão ficar nas primeiras filas durante as aulas, enquanto os menos graduados deverão ficar sempre atrás destes.


Uma das principais características de um bom karateca  é seguir seus treinamentos de acordo com a disciplina oriental dentro de um dojo e o ponto principal é que a hierarquia seja respeitado sem rancor ou sentimento de inferioridade. Todo faixa preta um dia já foi menos graduado e passou pelos mesmos procedimentos. A conquista da humildade é o grande segredo que está por trás de toda nossa disciplina e respeito.

Lembrar que entre os faixas pretas também existem diferentes graduações.


Espero que tenham gostado do post. Até o próximo.



Sensei Gabriche 4º Dan karate Shotokan


Nenhum comentário:

Postar um comentário